2016-09-26 Conserv Engenharia constrói a primeira fábrica da B.Blend, empresa de cápsula da Ambev e Whirlpool, no país
Divulgação Ambev

São Paulo - Quando foi criada, em maio do ano passado, a B.blend esperava vender uma boa quantidade de refrigerantes Guaraná em cápsula para suas máquinas de bebidas nos primeiros doze meses de operação. Nada comparado ao que aconteceu, em meio a retração da economia e incertezas políticas: as vendas do produto da joint venture entre Ambev e Whirlpool foram oito vezes maiores. A surpresa foi tanta que a companhia decidiu investir em uma fábrica de cápsulas de bebidas no país, mesmo no cenário macroeconômico atual, desanimador para investimentos. Anunciou recentemente a finalização da construção de uma unidade fabril em Sete Lagoas, Minas Gerais, dentro de um complexo industrial da Ambev. A planta, feita em seis meses por 50 pessoas e com 70 fornecedores, tem 1.600 metros quadrados, emprega 15 pessoas, por ser praticamente toda automatizada, e fará 25 bebidas. O início da produção será ainda neste segundo semestre, mas a empresa não precisou quando. A decisão, espera a companhia, deve acarretar em uma maior rapidez de lançamentos, cadeia simplificada e uma maior flexibilidade de preços e portfólio. Antes, todas as cápsulas vinham da Alemanha – as máquinas de bebidas seguem sendo feitas em Joinville, Santa Catarina. Os preços, no entanto, não devem ser alterados. Hoje, as cápsulas custam entre R$ 1,49 a R$ 4,99 e a máquina, desde seu lançamento, teve o valor reduzido de R$ 3.499 para R$ 2.999. “Atuaremos em dez categorias de bebidas, com opções de produtos e preços para os mais variados tipos de consumo”, afirmou Omar Zeyn, CEO da B.blend.

Ajuda do público Cinco novas marcas foram anunciadas pela empresa – os segmentos que serão foco da produção: Puro Gosto, de sucos 100% naturais, Levez, de néctares, Sunchai, de chás quentes e gelados, Fruá, de frapês, e Brown Town, de chocolates. Entre elas, duas (Puro Gosto e Levez) surgiram a partir de pesquisas e sugestões de parte dos clientes premium, os 500 primeiros a comprarem as máquinas da B.blend. Depois de uma seleção, a empresa reuniu 40 ideias co-criadas com ajuda dessas pessoas, em novembro de 2015. Elas não receberão nada financeiro em troca. “Mas têm o privilégio de fazerem parte da criação de novos sabores, além de estreitarem sua relação com a marca”, afirma Zeyn. As vendas dos produtos continuarão sendo feitas pelo site da marca, www.bblend.com.br, e em parte das lojas da FastShop – 50 unidades já comercializam as máquinas. Atualmente, 400 cidades do país recebem os produtos e a intenção é ampliar esse número. “A empresa em uma cadeia logística própria, apesar de estar dentro do complexo da Ambev”, explica o CEO. Fazer bebidas alcoolicas da Ambev estão fora de cogitação até o momento, garante o executivo.


Fonte: Tatiana Vaz, de EXAME.com


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